8 de setembro de 2008

Geografia por Matheus Carrijo

Em meados do século XVIII e início do século XIX teve início na Europa mais precisamente na Inglaterra algo que foi o marco, um divisor de águas na história humana na Terra, a Revolução Industrial que consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.
A produção de bens que antes era artesanal passou a ser maquinofaturada o que fez com que a população passase a ter acesso a produtos industrializados.
Plantava-se então a semente de todo um processo de “modernização”, lutas sociais, impactos ambientais e distinção de classes.
Os camponeses e pequenos produtores das zonas rurais das cidades inglesas, na ilusória esperança de moradia, poder aquisitivo e trabalho, partiram para as cidades em busca de emprego. Só que a realidade em que encontravam na zona urbana era bem diferente da que se ouvia falar nos campos.
As indústrias que tinham precárias instalações priorizando apenas a produção, necessitavam de mão de obra, o que acabou proporcionando um aumento exagerado da população urbana provocando um inchamento das cidades que na época não suportavam tamanha demanda de espaço pois as mesmas cresceram sem planejamento e condiçoes de saneamento. Para atender as fábricas criou-se então em torno das mesmas bairros operários, que eram verdadeiras favelas, onde os casebres não tinham praticamente o mínimo de higiene e condições habitacionais, o esgoto produzido pelos barracos ficavam a céu aberto, pois não havia coleta de lixo e muito menos saneamento, as ruas eram sujas e a violência crescia cada vez mais.
As cidades viraram centros distintos onde distinguia-se com facilidade os diferentes níveis sociais da população.
E não foram só as cidades que sofreram, pois a natureza foi também a mais afetada com tudo isso, as fábricas e indústrias lançaram não só na atmosfera seus dejetos, poluindo drasticamente o meio ambiente que não foi uma das preocupações do ser humano durante o processo industrial.
Enfim, a revolução industrial trouxe grandes conseqüências, boas e ruins, mas podemos dizer que foi a grande chance do ser humano evoluir e conseguir superar suas gerações passadas, mas fica aqui o alerta:
“ Devemos cuidar do nosso planeta, pois o poder de destruição do homem é tão grande que conseguimos destruir em mais de 100 anos o que a Terra levou mais de um bilhão para construir.” (Ambientalista do Greenpeace).

Nenhum comentário: