6 de setembro de 2008

Química por Anaysa

Com a revolução industrial a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço passaram a ser os principais elementos do novo complexo urbano, constituindo a cidade industrial.
A fábrica passou a ser o núcleo do novo organismo urbano. Todos os demais detalhes da vida ficaram subordinadas a ela.
Apesar do vapor já ser utilizado como energia no século 18, ainda não tinha sua aplicação em larga escala, foi quando em 1781, James Watt introduziu inovações tecnológicas na máquina a vapor, criando o eixo excêntrico, esta criação foi que permitiu transformar o movimento de vai-e-vem num movimento circular acionando assim uma roda dando condições de tracionar qualquer objeto, isto permitiu que a máquina a vapor fosse usada em outras aplicações, este fato aparentemente simples aos nossos olhos de hoje, foi na realidade um determinante tecnológico do veio a ser conhecido como a "Revolução Industrial”. Ou seja, a Revolução Industrial iniciou a utilização dos combustíveis fósseis em larga escala.
Desde a Revolução Industrial com o surgimento das primeiras fábricas, grandes quantidades de gases como dióxido de carbono (CO²), metano, ozônio e óxido nitroso tem sido emitidos na atmosfera.
O carvão, uma fonte de energia não-renovável, foi o combustível fóssil que impulsionou a Revolução Industrial, iniciada na Europa no século 18. O acúmulo de gases gerados pela queima de combustíveis fósseis na atmosfera agravou o efeito estufa ao longo dos anos.
O carvão ainda é uma fonte muito utilizada hoje em dia, prova disso é que 52% de toda a energia elétrica consumida nos Estados Unidos é proveniente da queima de carvão mineral. Proporções semelhantes ou ainda maiores são utilizadas na China, Rússia, Austrália e Alemanha.Com o advento da produção em escala industrial dos automóveis, no início do século XX, iniciou-se a produção e o consumo em massa do petróleo e, de utilização mais recente, o gás natural na produção da energia elétrica, aquecimento doméstico e industrial e no uso automotivo. Boa parte do gás carbônico e de outras substâncias resultantes dessas atividades vai diretamente para a atmosfera, agravando o aquecimento global. O tempo de permanência dos GEE na atmosfera é de mil anos, em média. Por isso, os efeitos que o aquecimento global provoca atualmente no clima ainda são resultantes das emissões geradas durante a Revolução Industrial. Hoje, a atmosfera da Terra conta com 750 bilhões de toneladas de CO2.
Esses gases se originam principalmente da queima de combústiveis fosseis, como a gasolina. E a acumulação desses gases não deixam que os raios de sol que penetram na atmosfera terrestre voltem para o espaço, criando, assim, o efeito estufa, que influi diretamente no aquecimento do planeta.
A relação entre o fenômeno natural de efeito estufa e o aquecimento global deve-se ao aumento da capacidade da atmosfera de absorver irradiação infravermelha, o que é causado pelo aumento das emissões dos gases de efeito estufa que permitem a retenção de calor radiante próximo a superfície terrestre.
E hoje, sentimos os efeitos da poluição gerada desde a época das primeiras máquinas a vapor.

Nenhum comentário: