6 de setembro de 2008

Impactos biológicos por Daiane

No decorrer da história da humanidade, de modo geral, o ritmo de crescimento populacional foi lento. A natalidade elevada era acompanhada pela mortalidade quase na mesma proporção. A fome, as epidemias e as catástrofes naturais chegavam a dizimar povos inteiros.
Foi a partir dos séculos XVII e XVIII que o crescimento da população acelerou-se. Inicialmente, foi um fenômeno restrito à Europa, decorrente das transformações no modo de vida trazidas pela Revolução Industrial.
O início da revolução industrial nos finais do século XVIII teve consequências nefastas para a saúde. Exemplos de desequilíbrio ecológico foram, por exemplo, as grandes epidemias decorrentes das mudanças sociais e das alterações do sistema de produção. Grande quantidade de pessoas migravam e aglomeravam-se nas grandes cidades, com fracas condições de salubridade e habitabilidade, facilitadoras da difusão de microorganismos causadores de grande morbilidade e mortalidade
As condições de vida nas áreas industriais eram inicialmente precárias:as instalações das fábricas geralmente eram ruins,com pouco espaço e ambientes mal –iluminados, quentes e sem ventilação, o que colocavam em risco a vida dos trabalhadores. Não havia cuidado com a higiene nem com a segurança dos locais de serviço. Assim, eram freqüentes entre os operários os acidentes e muitas doenças.
A tuberculose foi uma das doenças mais conhecidas da época e a que mais vítimas provocou. È uma Doença grave, transmitida pelo ar que afeta principalmente os pulmões,mas pode ocorrer em diversos outros órgãos,como os rins, os ossos, os linfonodos (gânglios linfáticos). È causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882, época em que a tuberculose era responsável por aproximadamnete 15% das moretes na Europa.
Geralmente a primeira infecção por bacilos se estabelece sem apresentar sintomas ou com sintomas discretos, como perda do apetite, fadiga, irritação. Muitas vezes, os sintomas assemelham-se aos da gripe ou do resfriado comum. Podem surgir febre, tosse seca, e emagrecimento.
A prevenção consiste principalmente em crianças recém-nascidas usa-se a vacina BCG (bacilo de Calmet-Guérin).
Tiveram outras doenças infecciosas, tais como: a pneumonia, o sarampo, a gripe, a difteria e a varíola (entre outras)
A pneumonia é a inflamação dos pulmões, mas especificamente dos alvéolos, local onde ocorrem às trocas gasosas, devido à infecção causada por bactérias, vírus, fungos e outros agentes infecciosos.Ela ocorre depois de um resfriado ou gripe. Os sintomas são: febre e suor intenso, falta de apetite, calafrios e tremores,entre outros. Quanto mais rápido ela for diagnosticada, maior é a chance de cura.
A pneumonia pode ser uma complicação de uma gripe, assim a vacina da gripe é uma boa forma de prevenção.
O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, muito comum na infância e se caracteriza por erupções vermelhas da pele. Antes das erupções,a pessoa apresenta alguns sintomas,principalmente febre,conjuntivite.Embora exista a possibilidade de complicações, o sarampo costuma evoluir de forma benigna. È pode ser evitada pela vacinação e por adequada higiene pessoal.
Já a varíola foi classificada como uma das enfermidades mais devastadoras da humanidade, a varíola foi considerada erradicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1980. Acredita-se que a varíola tenha surgido há mais de três mil anos, provavelmente na Índia ou no Egito. De lá para cá, ela se espalhou pelo mundo, causou inúmeras epidemias, aniquilou populações inteiras (como diversos povos indígenas brasileiros) e mudou o curso da história.
A vacina contra a varíola foi a descoberta médica mais importante para o crescimento populacional entre o final do século XVIII e o início do século XIX.
A Revolução Industrial foi responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por suas características negativas, quanto positivas. Alguns dos avanços tecnológicos trazidos por essa experiência trouxeram maior conforto à nossa vida. Por outro lado, a questão ambiental traz à tona a necessidade de repensarmos o nosso modo de vida e a nossa relação com a natureza.

Nenhum comentário: